Inspeção de Instalação do Kit GNV
O uso do Gás Natural como combustível em veículos é permitido pela legislação brasileira e traz grandes benefícios econômicos e ambientais. Para a utilização deste combustível é necessário que sejam feitas modificações nos veículos, com a adaptação feita o mesmo poderá utilizar tanto o GNV quanto o combustível original (álcool ou gasolina). O uso do GNV (Gás Natural Veicular) é muito seguro e para garantir a segurança da instalação é preciso que o veículo convertido passe por uma inspeção inicial rigorosa exigida pela Portaria 49/2010 do INMETRO.
A adaptação do sistema GNV em veículos deve ser realizada por Instalador Credenciado no INMETRO, que constam no site abaixo: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/busca_oficinas.asp
O instalador deve fornecer o Atestado de Qualidade da instalação, com validade de 10 dias a partir da data de emissão para a realização da inspeção, notas fiscais dos componentes utilizados com nº de série do(s) cilindro(s) e nº de série do redutor de pressão. Os componentes utilizados devem possuir certificação do INMETRO. Dentre os componentes que devem possuir a certificação, podemos citar: Cilindro, redutor de pressão, suporte do cilindro, tubulação da linha de alta pressão, válvulas, entre outros.
É necessário estar atento às informações do Atestado de Qualidade fornecido pelo instalador, onde devem estar listados os componentes instalados e seus respectivos códigos de identificação da certificação. Depois de adaptados, os veículos que utilizam o Gás Natural Veicular devem ser inspecionados e a partir de então periodicamente a cada um ano.
Veículos novos que saíram de fábrica com o kit GNV deve ser inspecionado periodicamente a cada um ano, à partir do 2º licenciamento. As inspeções são realizadas conforme a Portaria do INMETRO Nº 49/2010, sendo o veículo inspecionado em todos os itens de segurança exigidos pela legislação.
A inspeção da adaptação do sistema GNV no veículo possui a finalidade de verificar se a instalação foi realizada de forma correta e segura, garantindo que o veículo atende as normas de transito e de segurança em vigor.
As empresas do Grupo Seta são habilitadas para a realização da inspeção de veículos com sistema de GNV instalado.
Documentos obrigatórios para realizar a inspeção:
· CRLV ou CRV ou documento fiscal de aquisição do veículo;
· Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;
· Autorização Prévia emitida pelo DETRAN;
· Atestado de qualidade do instalador registrado, preenchido conforme instrução para preenchimento do atestado de qualidade do instalador registrado;
· Documentos fiscais de serviço de instalação e de venda dos componentes do sistema do GNV;
· Etiqueta de Aviso dos cilindros para armazenamento de GNV;
· Selo de identificação da conformidade do cilindro para armazenamento de GNV (fabricação ou requalificação).
Entre em contato conosco e confira condições.
IMPORTANTE: Ao transitar com o veículo portando a documentação do GNV com validade vencida, o proprietário poderá ter o licenciamento anual do seu carro negado pelo DETRAN e ter o veículo apreendido pela autoridade de trânsito. A inspeção do veículo convertido ao uso de GNV deve ser renovada todos os anos na data descrita no verso do selo.