
10 leis de trânsito ao redor do mundo que vão te surpreender
Conheça 10 leis de trânsito de diferentes países ao redor do mundo e dirija com cuidado e atenção na sua próxima viagem internacional!
o planejar uma viagem de carro no exterior, além de providenciar o aluguel de carro ou a revisão do seu próprio veículo, é preciso também conhecer as regras de trânsito vigentes no país a ser visitado, para evitar problemas com a lei ou até mesmo surpresas desagradáveis.
Veja 10 delas e saiba como se comportar para não cair em furadas!
1. Bafômetro – França
Desde 2012, os franceses devem ter seu próprio bafômetro dentro do carro, realizar o teste e dirigir com um “comprovante de não embriaguez”.
O resultado mostrado depois de usar o equipamento deve ser mantido com o motorista e apresentado assim que solicitado por uma autoridade de trânsito. Por isso, ao viajar de carro pela França, certifique-se de que adquirir seu próprio bafômetro.
2. Proibido crianças no banco da frente – França
Na França, as crianças menores de 10 anos não estão autorizadas a viajar no banco da frente de um veículo sem um sistema de segurança especial.
A única exceção é para os veículos sem bancos traseiros ou quando o banco de trás já estiver ocupado por menores de 10 anos (usando o cinto de segurança, presumivelmente).
3. Sinal vermelho “livre” – Estados Unidos
Furar o sinal vermelho é uma multa gravíssima no Brasil e em muitos outros países, mas nos EUA, você pode virar à direita com o sinal vermelho, desde que com caminho esteja livre de pedestres e de tráfego.
4. Bondes – Noruega
Na Noruega, os bondes têm direito de passagem. Você poderia tentar quebrar essa regra, mas não é aconselhável.
5. Passageiro alcoolizado – Macedônia
Beber e dirigir é ilegal, é claro. Mas, na Macedônia, as autoridades vão um passo além: se você está “visivelmente sob a influência de álcool”, você não tem permissão para sentar-se no banco da frente. Ou seja, passageiros alcoolizados podem ser transportados apenas no banco de trás.
6. Bebidas dentro do carro – EUA
Nos EUA, as leis de condução variam de estado para estado. Em alguns, é uma ofensa carregar bebidas alcoólicas dentro de um carro, o que pode ocasionar também uma multa. A dica é guardar tudo no porta-malas, para evitar problemas com autoridades locais.
7. Beber enquanto dirige – Chipre
Nós não estamos nem falando de álcool – em Chipre, apenas um gole de suco de laranja ao volante poderia colocá-lo em apuros. Se você está com sede, o que pode acontecer com frequência no verão cipriota, você deve estacionar para se refrescar até mesmo com mais inofensiva das bebidas.
8. Fumar e dirigir – Grécia
Na Grécia, é proibido fumar e dirigir, assim como é proibido dirigir e falar ao celular no Brasil. Por isso, fumantes que querem dirigir entre as principais cidades gregas devem acalmar os ânimos até a próxima parada e assim evitar multas por causa do cigarro.
9. Carros sujos – Bulgária
Aqui, pode parecer apenas falta de cuidado com o carro, mas na Bulgária, carros sujos podem causar muito mais que simples incômodos, podem gerar multas. A lavagem do carro é obrigatória para qualquer veículo, assim que o motorista entra no país.
10. Lado certo para estacionar – Espanha
Em ruas de mão única em algumas cidades espanholas você só pode estacionar no lado da estrada onde as casas têm números ímpares em dias ímpares do mês, e no lado de números pares nos dias pares. Parece confuso? Então anote tudo antes de estacionar no lugar errado e levar uma multa por isso.